Quais são os produtos e serviços oferecidos pela Bamtech?
- Solda Ponto e/ou Projeção equipamentos estacionários, portáteis e suspensos nas potências de 2,5 a 400 KVA, nas tensões 220, 380 ou 440 V;
- Solda Topo de 10 a 75 KVA;
- Solda por Costura de 30 a 200 KVA;
- Mesa CNC para solda;
- Comandos de Solda Proporcional (ajuste %);
- Comando de Solda de Corrente Constante (ajuste KA);
- Eletrodos, porta-eletrodos, cordoalhas flexíveis, dentre outros;
- Microssolda;
- Automação de processos industriais;
- Reforma e modernização de equipamentos nacionais e importados.
Somente metais ferrosos podem ser soldados?
Além dos metais ferrosos como aço, aço inox, aço galvanizado, dentre outros, metais não-ferrosos como alumínio, latão, bronze, níquel, zinco, cobre e prata podem ser soldados, com os equipamentos devidamente regulados e com as correntes necessárias. Estes materiais podem ter os mais diversos formatos como chapas, arames, tubos, porcas, parafusos, pastilhas e outros.
O que diferencia Solda Ponto, Projeção, Costura e Topo?
Solda Ponto
Tomando-se duas chapas metálicas, sobrepostas e colocadas entre dois eletrodos ligados que exercem um esforço de compressão nas chapas, ocorrerá a circulação de corrente elétrica e, consequentemente, a geração de calor e a fusão das chapas.Observa-se que a corrente elétrica circula no ponto de contato entre os eletrodos e as chapas, e a fusão ocorre no ponto de contato entre elas, conforme Fig. 01:
FIG 1. Solda Ponto
Solda por Projeção
Na solda por projeção, a área de solda (S) não é definida pelos eletrodos mas pelo cruzamento de dois arames, ou pelo ponto de contato entre uma chapa e uma protuberância, que pode ser um estampado em uma chapa ou as protuberâncias de uma porca de solda por projeção (S), conforme FIG 2 e FIG 3:
FIG 2. Solda por Projeção com arames
FIG 3. Solda por Projeção com projeção estampada
Solda por costura
A Solda por Costura pode ser considerada uma ação por pontos contínua, com eletrodos rotativos, onde os pontos ocorrem em sequência, sem que a força entre os eletrodos seja liberada. Conforme FIG. 4:
FIG 4. Solda por Costura
A solda por costura é utilizada onde existe a necessidade de estanqueidade.
Solda Topo
Na Solda Topo, a área de solda não é definida pelos eletrodos, mas pelo ponto de contato de dois arames ou tubos, submetidos a uma força de recalque. Os eletrodos, além de conduzir a corrente de solda, atuam como mordentes, conforme FIG 5:
FIG 5. Solda a Topo
Solda por Resistência é o mesmo que Solda Ponto?
Na verdade, a Solda Ponto é uma modalidade, um tipo de solda por resistência. A solda por resistência subdivide-se em 4 principais modalidades:
- Solda Ponto;
- Solda Projeção;
- Solda por Costura;
- Solda Topo.
A Solda por Resistência é o mesmo que Solda Elétrica com eletrodo revestido ou MIG/MAG?
Não. Todos estes processos utilizam como princípio gerador de calor a circulação de corrente elétrica. Só que a solda por resistência é diferente dos outros processos por não utilizar outro metal de aporte para fazer a união das peças. A solda por resistência normalmente não exige uma atmosfera inerte durante a solda, ocorrendo com boa qualidade mesmo na presença de oxigênio.
Como é gerado o calor durante a solda?
Como a própria denominação indica, o calor para solda é gerado pela passagem da corrente elétrica pelo próprio material que apresenta uma resistência. Este princípio de funcionamento é chamado de Efeito Joule, representado pela seguinte fórmula:
Q = k * R * I² * t, onde:
Q = calor gerado no ponto de solda;
k = constante do material;
R = resistência elétrica (resistência ôhmica do material a ser soldado + resistências de contato);
I = corrente elétrica que atravessa as peças;
t = tempo de solda.